Notícias Pesquisa Clinica | Pesquisa Clinica | Consultoria em Pesquisa Clinica | CEPIC

Soja em excesso pode prejudicar fertilidade masculina

11 de junho de 2012


Ingrediente frequente em dietas naturais, e base da alimentação de boa parte dos vegetarianos, a soja pode, no entanto, representar um risco para casais que querem ter filhos. O uso contínuo de alimentos derivados desse grão pode causar uma diminuição da quantidade de espermatozoides produzida pelo homem, de acordo com um estudo publicado pela revista inglesa Human Reproduction, da Universidade de Oxford (Inglaterra), em 2008. No entanto, o próprio pesquisador-chefe da análise afirma que é muito cedo para dizer que a soja é uma das causas dos problemas de fertilidade.

A pesquisa colheu dados de 99 homens que estavam passando por uma bateria de exames em uma clínica de fertilidade. O estudo constatou que os pacientes que não consumiam soja tinham, por mililitro de sêmen, cerca de 40 milhões de espermatozoides a mais do que os que faziam uso continuo do alimento.

De acordo com o estudo, uma possível causa para a interferência seria uma substância que é encontrada na soja, chamada de isoflavona. Ela pode agir no corpo do homem como o estrogênio – hormônio feminino que causaria a diminuição na produção de espermatozoides. Além dessa pesquisa, na França cientistas fizeram testes em ratos de laboratórios, com os mesmos resultados.

Para Guilherme Leme de Souza, urologista da clínica de reprodução humana Engravida, de São Paulo, os estudos ainda não são suficientes para sustentar a tese de que a soja prejudica a fertilidade do homem. “Hoje, eu não usaria como diagnóstico de infertilidade uma alimentação à base de soja. Acho que essa afirmação ainda não é concreta. Além disso, existem muitas outras pesquisas que mostram os benefícios da soja para a saúde humana no geral”, afirma.

Soja para mulher

No caso da mulher a soja é muito bem-vinda. Justamente por conta da isoflavona, substância que pode agir como o hormônio feminino, o grão poderia ajudar a melhorar a ovulação da paciente.

Leia a notícia original em:
http://www.jornalpequeno.com.br/2012/6/11/soja-em-excesso-pode-prejudicar-fertilidade-masculina-200131.htm

Fotos

Voltar