Tratamento Artrite Reumatoide | Voluntário Tratamento para Artrite Reumatoide | CEPIC

A sua chance contra
a Artrite Reumatoide
pode estar aqui.

Conheça o CEPIC e seja um voluntário das novas opções
de tratamento de Artrite Reumatoide pesquisadas no Brasil.

O CEPIC (Centro Paulista de Investigação Clínica) oferece a você, paciente de Artrite Reumatoide, a oportunidade de participar de uma pesquisa clínica com novos e inovadores medicamentos para tratamento de Artrite Reumatoide.

O CEPIC trabalha há mais de 10 anos na área de Reumatologia, em especial Artrite Reumatoide.

Se você é homem ou
mulher acima de 18 anos
com diagnóstico clínico
de Artrite Reumatoide,
CLIQUE AQUI.

Se você é paciente
com Artrite Reumatóide
que não respondeu
adequadamente ao
tratamento com
MTX e que
ainda não fez uso de
medicamentos biológicos
CLIQUE AQUI.

Se você é paciente
com Artrite Reumatoide
que não respondeu
adequadamente ao
tratamento com
medicamentos biológicos,
por exemplo, aqueles
fornecidos nos programas
de alto custo do SUS.
CLIQUE AQUI.

Os protocolos de pesquisa clínica são
acompanhados por médicos em consultas
e exames periódicos. A participação é
permitida somente para maiores de
18 anos, sendo voluntária e gratuita.

Entre em contato com o CEPIC e saiba como participar da pesquisa
para novos tratamentos contra a Artrite Reumatoide.

Tel.: (11) 2271-3456 – das 7h00 às 17h00

www.cepic.com.br

Você já ouviu falar em
Artrite Reumatoide?

O que é?

A Artrite Reumatoide é uma doença caracterizada por inflamação das juntas (articulações). Várias articulações são acometidas ao mesmo tempo e a doença evolui de forma intermitente. Mas há tratamento.

Como se desenvolve?

A causa da Artrite Reumatoide é desconhecida, mas sabe-se que um desequilíbrio do sistema imunológico leva ao processo de inflamação no organismo. Os principais locais de inflamações são as articulações.

Qual é a frequência?

Essa doença se manifesta em cerca de 1% da população, ou seja, 1 a cada 100 pessoas têm, ou virão a ter Artrite Reumatoide. A Artrite Reumatoide é mais frequente em mulheres do que em homens, iniciando na grande maioria dos casos entre 30 e 50 anos. Pode ocorrer também em crianças.

O que sentimos quando temos Artrite Reumatoide?

Os principais sintomas são dor e inchaço nas articulações das mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, quadris e pés. Os sintomas aparecem todos os dias com maior ou menor intensidade, mas não desaparecem por completo sem tratamento para artrite.

Outro sintoma bastante comum da Artrite Reumatoide é a rigidez matinal. Após uma noite de sono os pacientes amanhecem com grande dificuldade em movimentar as articulações, às vezes por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal alivia somente parcialmente, permanecendo dor e limitação de movimentos por um longo tempo. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou vir antes da artrite.

No entanto, os sintomas podem ser consideravelmente amenizados com o tratamento para artrite adequado, iniciado após o diagnóstico.

Como diagnosticar?

O diagnóstico de Artrite Reumatoide é realizado por um médico com base no exame das articulações e exames de raios X. Após o diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento para artrite.

Tem cura?

Na Artrite Reumatoide, não se fala em cura, mas sim em um tratamento para artrite adequado com diversos tipos de medicamentos.

São usadas 5 classes de medicamentos para o tratamento de artrite: analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides, corticosteroides, fármacos antirreumáticos e terapia com agentes biológicos.

O médico Reumatologista é o especialista mais indicado para guiar o tratamento da Artrite Reumatoide.

Qual a finalidade do tratamento de artrite?

Os principais objetivos do tratamento para artrite são melhorar a dor e o inchaço das articulações, a capacidade de realizar as atividades do dia a dia, a qualidade de vida e impedir que a doença progrida.

Para que esses objetivos tenham sucesso, é essencial que o diagnóstico da doença seja realizado logo no início e que o tratamento para artrite seja iniciado rapidamente.