Conheça mais sobre essa doença e a importância do diagnóstico precoce para um tratamento eficaz.
Diabetes Mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações e em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Por isso, é importante descobrir os sintomas, as principais causas e quais tratamentos podem ser adotados ao diagnosticar essa doença
O que é a Diabete Mellitus tipo 2?
A Diabete Mellitus tipo 2 é a forma mais frequente da doença, é caracterizada pela produção insuficiente de insulina no pâncreas que eleva as taxas de açúcar no sangue, causando hiperglicemia.
Geralmente, essa doença costuma ser silenciosa, afetando principalmente os adultos com mais de 40 anos, com excesso de peso, sedentários, com alimentação desbalanceada ou com histórico familiar de diabete.
Principais sintomas da Diabete Mellitus tipo 2
Na maioria dos casos, os primeiros sintomas começam a aparecer quando o quadro do paciente já está avançado. Entretanto, é muito importante observar com frequência os seus níveis de glicose e alguns outros sinais que o corpo pode apresentar. Por exemplo:
- Boca seca;
- Excesso de sede;
- Vontade de urinar constantemente;
- Cansaço frequente;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Formigamento nas mãos e nos pés;
- Perda de peso.
Além disso, existem outros sintomas que precisam ser observados, por isso o exame de rotina é parte fundamental para o sucesso no tratamento da doença.
Como prevenir a Diabetes Mellitus tipo 2?
Embora seja uma doença causada por problemas genéticos e falhas no funcionamento do pâncreas, existem gatilhos associados à Diabete Mellitus tipo 2. Acredita-se que as causas consideradas como possíveis agravantes da doença estão diretamente ligadas ao estilo de vida.
A má alimentação e o sedentarismo são dois dos principais agravantes, que resultam em uma das principais causas da doença, a obesidade. Por isso, é importante ser fisicamente ativo, se alimentar corretamente e monitorar com frequência os níveis de colesterol e pressão arterial.
Como tratar a doença?
Por ser uma doença que não possui cura, é fundamental ter a consciência de que é importante seguir as recomendações médicas e nutricionais. Além disso, é necessário realizar consultas de rotinas e exames periódicos para o controle da diabete, isso ajuda a manter os níveis de glicemia sob controle para viver de maneira mais saudável.
Para obter melhores resultados no controle e tratamento da Diabetes Mellitus tipo 2, o CEPIC com sua equipe de profissionais altamente capacitados conduz inúmeros estudos com voluntários, visando trazer benefícios para a sociedade. Dessa forma, é possível desenvolver um tratamento ainda mais eficaz.
Você também pode contribuir, seja um voluntário. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos estudos em andamento e seus pré-requisitos.